22 março 2012

Empadão de Camarão ??? Yessss



Com espaço a vontade, o que não falta
mesmo é a VONTADE de ficar em certos espaços!

E hoje, o cardápio para o lanche foi....

EMPADÃO DE CAMARÃO



Usei a velha Receita de "empadinha da Cléia
que virou meu carro chefe, para toda variação
de empadas e empadinhas...

Aqui no estado de Goiás não se come destas empadas,
e eu sinto muuuuita falta delas!

Vamos à receitinha?

Numa tigela, vamos picar 3 tabletes de margarina,
que equivalem a 300g. Adicionaremos 3 gemas e 1 colher rasa
das de sobremesa, de sal.

Não descarte as claras, pois ela dará uma ótima maionese
caseira que em seguida ensino! ;)

Vá adicionando delicadamente, cerca de meio quilo de 
farinha de trigo peneirada, e amasse apenas com os dedos.
Faça assim, gentilmente, até que a massa esteja homogênea.

Deixe a massa descansar na geladeira, enquanto
você prepara o recheio. 
 
Nesta receita eu usei camarões...congelados, 
pois estou no Centro - Oeste :(
 
Bem, e agora, o que fazer para que o camarão
tenha gosto de camarão?

Usei minha receitinha básica e refoguei
cebola e pimentão, num pouco de azeite de oliva
com um pouco de dendê.. 
Lembra-se da pizza do Thiago? 
Ele fez muuuuito molho e eu congelei...agora
ele teve otima serventia! 
Depois de refogar os temperos, adicionei o molho
de tomate caseiro , cuidando apenas para experimentar o sal.
Nele já havia alho, então, foi só "chegar" o sabor.
Adicionei o leite de côco, cebolinhas verdes,
um pouco de fondor e o coentro fresco no final.
Engrossei com um pouquinho de farinha de trigo,
para dar cremosidade apenas, pois o recheio é de 
CAMARÃO, e não de papa de farinha !!!

Prontinho, agora é só esfriar bem e montar nossos pratos!

O da foto abaixo fiz pra filha.
Sobrou massa e fiz o pequenino para o meu
marido lanchar!...claro que eu também comi!



 Passei ovo batido e polvilhei parmesão!

 
Ficou tão bom, meu povo!
Se eu fosse vocês, testava, porque minhas receitinhas
não têm erro!

Vamos à maionese?

Coloque suas claras no liquidificador.
Elas deverão estar em temperatura ambiente.
Ligue o aparelho, e comece a despejar em fio, bem no 
centro do copo, um bom azeite extra virgem.
Vai engrossar bem.
Sem desligar o liquidificador, coloque um
pouco de limão para quebrar o cheiro de ovo e
uma pitadinha de sal.

Fica branquinha e lisa, como as que compramos 
no mercado...e menos nociva, pois só temos aí
as claras.
Caso prefira, pode usar oleo de canola, soja,
milho, girassol...fica a seu critério!

* * * * * * * * * * * * *

Gostaram?

Imaginem como estou me sentindo!!!





2 comentários:

Yaya Bretas disse...

Madona Pomarola! Que delícia de receita! Vou anotar e pedir pra Juju fazer no sábado, que é o dia do pecado... rsrsrsrsr
Valeu, Chef, muito obrigada!
bjkas

Lenita Borges disse...

Ebbbbbbbbbaaaaaaaaaaaaaaaa... já vi que terei de comer muita coisa gostosa...