27 abril 2013

Caldo de Quinoa


Não..exagerei... na verdade vocês
ficarão boquiabertos, quando souberem o
porque a Quinoa ( ou Quinua ) entrou
neste prato... hehehe



 Uma vez na semana eu tiro para dar uma geral
na geladeira e congelador e ver o que tem de 
"pouquinhos" que vamos acumulando.

Ontem foi um dia destes.

Achei um pacote com 4 bifes de contra filé.
Uma boa sobra de arroz, e umas verduras
rejeitadas ao longo da semana.

Bem... enquanto eu ia arrumando mentalmente
o almoço, preparei um fundo claro, pois no final
de semana vem a filha e sua familia, e eu quero
me adiantar...

Separei os caldos, para congelar, e deixei um pouco
para fora, pois como o dia estava mais fresquinho,
pensei que poderia inventar algo para a noite.

Calmaaaaaaaaaaa... eu to explicando, como foi
que o caldo surgiu, e se você tiver paciência,
vai perceber que pode fazer mágica na sua
cozinha também...

Ok... então vamos limpar o contra filé, pro
almoço, porque sou enjoada mesmo e não suporto
aquelas pelinhas que ficam ao redor.
Fui limpando tudo, e quando vi, lá estavam
os bifes mais lindos do mundo.

Agora tenho pelinhas "sujas" de carne,
um pouco de fundo claro, e veio a idéia:
Vou fazer um caldinho para tomar a noite!

Assim ele foi sendo criado:

Sujei o fundo de uma panela com azeite, e dourei
as "pelanquinhas ". Adicionei cebola batidinha e
alho, enquanto fui pingando o fundo claro que
havia reservado. O caldo encorpa e toma cor
imediatamente, e o aroma que espalha é dos deuses!

Bem... vocês não imaginam... eu tinha nada alem
de um pedaço de repolho e duas batatas
( lembram? dia de limpar tudo ).. ah, e UM tomate!
Bem... adicionei os três, mas no fundo já havia
cenoura, cebola, salsão, e bouquet garni.
Agora a carne e o alho saborizando, vamos deixar apurar.
Deixei la, em fogo baixo, enquanto terminei de
preparar o almoço...
Desliguei o fogo e esqueci lá, tampadinho.

Na hora de usar o caldo, eu o processei no mix
e voltei ao fogo com 1/2 xicara de Quinoa,
e deixei ali, em fogo baixinho, só para cozer
a Quinoa e dar cremosidade ao caldo!
Isso...para dar cremosidade ao caldo!
Sim, cremosidade...melhor que estragar
tudo om farinha ou maisena...e ainda ficou bonito

Ficou uma delicia inigualávelmente
saborosa, saudável e leve!

Um fio de azeite, umas gotinhas de pimenta
e uma torradinha feita na hora, na frigideira!
Hummmmmmmmmm...

Faça e me conte!





Nenhum comentário: