30 junho 2012

Salmão, Arroz com Amêndoas e Manteiga de Alcaparras



Comecei o dia com vontade de comer peixe!
Afinal, depois de uma semana de cama, com
uma gripe forte o suficiente para me roubar o olfato,
( consequentemente meu paladar se mandou ) , eu merecia
me fazer um carinho!

Fica a dica: quando você está "mals" , conte somente
com você, pois você veio ao mundo sozinho e sozinho
sairá dele, portanto, se vira, mermão!  hehehe

Daí...recorri ao meu queridissimo Orlando Baumel
do Oba Gastronomia, que sempre tem dicas "maras",
para um peixe no papillote...e cadê que eu tinha os ingredientes???

ô mô pai!

Então, resolvi inventar...e não é que me esbaldei
nos sabores???

Bora conferir..e fazer, né?
...e ficou biiiiito!!!


Vamos começar com o peixe:
Eu tinha uma pequena porção de salmão, limpinho,
esperando para ser degustado e nunca que acontecia.

Sem a pele, pois ela quem dá o gosto forte que muitos
( incluindo "euzinha" ) não suportam.

Temperei meu salmão de cerca de 450g, com meio limão, 
meia colher de sopa rasa de sal, pimentas diversas moídas na hora.
Acomodei as postas em um refratario forrado com aluminio.
Por cima, um fio de azeite e levei ao forno pre aquecido a 200º
por cerca de 20 minutos.

À parte, fui preparando o arroz.
Usei arroz integral, daqueles que vem já a porção
em saquinhos individuais.
Cozinhei o arroz em agua temperada, por 45 minutos.
Retirei do saquinho e deixei descansar numa tigela.
Fatiei uma punhado de amendoas salgadas, que misturei
ao arroz, adicionando o mesmo punhado de cogumelos
fatiados, cebolinhas cortadas fininhas e um fio de azeite.
Ah, e no pilão, umas 5 sementinhas de coentro...misture tudo!


Finalmente, vamos á manteiga de alcaparras:

Numa frigideira, derramei um pouco de azeite e
coloquei ali, 3 colheres bem cheias de manteiga.
 ( O azeite não deixa a manteiga saturar...)
Assim que toda a manteiga derreteu, coloquei 
2 dentes de alho esmagados com a faca e fatiados bem fino,
mais uma porção de cebolinhas finas , 1 colher bem cheia
de alcaparras e raspa de 1 limão!

Resultado:
SOBERBO!


Saboreei lentamente, e o conjunto de sabores
foi algo indescritivelmente maravilhoso!

Acompanhado de uma Riesling, foi um conjunto perfeito!

Experimente e me conte!




Nenhum comentário: