20 maio 2013

Focaccia...de roupa nova.

No final acaba sendo a mesma coisa,
mas esta recetinha tem pequenas
diferenças da minha receita de família.

Como eu gostei, vou compartilhar também!


Vamos precisar de pouquissimos ingredientes,
como na receitinha da minha familia, 
que você pode conferir AQUI

500g de farinha de trigo peneirada ( aproximadamente )
7 g de sal
10g de manteiga
1/2 envelope de fermento biologico seco ( 5g )
2 colheres de azeite
1 xicara de leite morno
Alecrim fresco q/b

Nesta receita, teremos duas fermentações,
diferente da receita que eu já fazia.

Eu amornei o leite, e dissolvi nele o fermento,
e a margarina, misturando bem.
Juntei o alecrim fresco.
Na farinha de trigo, eu adicionei o sal e
fui agregando ao liquido, mexendo com uma
colher, até que formasse uma bola.
Enfarinhei um pouco  a mesa e virei a massa
sobre esta farinha, começando a sovar.

Assim que tudo foi agregado, e a massa
estava bem trabalhada, deixei crescer, bem
tampadinho, numa vasilha, até que dobrasse o volume.

Massa crescida, passei para uma forma redonda,
 sal grosso e alecrim fresco.
Ajeitei a massa delicadamente, furei a superficie
com o dedo, reguei azeite, salpiquei alecrim
e sal grosso, e deixei crescer novamente.

Enquanto isso, ligue o forno para que aqueça a 200º


Se a massa tiver completado seu ciclo de crescimento,
agora é só assar, pois a temperatura do forno está
adequada. Se ela não tiver crescido o suficiente,
pode levar a 180º que ela terminará de crescer
enquanto assa.

Outra forma de servir a Focaccia, que
vejo comumente em restaurantes daqui,
é como tirinhas ou pedaços mas finos,
onde a massa é aberta e recortada a gosto.


Faça a sua.
Inove, reinvente mas saboreie, antes de tudo!
 Abra um vinho e seja feliz!

Nenhum comentário: