12 novembro 2009

10 Dicas sobre vinhos para iniciantes




Do Site http://www.vinhosdobrasil.com.br/

11/11/2009

Hoje nosso post pretende ser um incentivo para quem está começando no mundo dos vinhos. Sabe aquelas dúvidas que você sempre teve: onde comprar, onde guardar, como escolher, etc? Esta lista de dicas vai te ajudar bastante para começar a entender tudo sobre vinhos!

A lista foi feita pelo Thiago Caetano, sommelier e editor do blog spookyhotel, e é simples e rápida de ser lida. Vamos ao que interessa?

Dicas sobre VinhosComo escolher e onde comprar?

1– EVITE comprar vinhos em supermercados. Geralmente nesses lugares não existe uma rotatividade nas garrafas, sem falar que nesses locais existe uma luz direta sobre os vinhos mais renomados e eles sempre estão em pé. O armazenamento de uma garrafa de vinho em pé é algo quase sempre inaceitável.

2 – Olhe bem o rótulo. Se estiver amarelado ou com um tom velho, evite. Prefira cortes (vinhos feitos de mais de uma casta/uva) ou varietais (onde uma uva determinada se destaca). Se você está começando evite vinhos Reservados/reservas e aqueles envelhecidos no Carvalho.

3 – Evite vinhos Tintos com uma cor amendoada. No caso dos Branco evite aqueles que estiverem dourados pendendo para marrom. Estão certamente oxidados (com gosto de vinagre).

4 – Você sabe porque se guarda o vinho deitado? Se guarda uma garrafa deitada, para que assim o liquido esteja sempre em contato com a rolha, deixando ela sempre úmida. Isso evita que ela se resseque e se parta, criando “veios” (pois a rolha é porosa) e permita a entrada de ar. Ar no vinho o faz oxidar, deixando aquele gosto de “ferrugem” ou “vinagre”. Lembre-se que o vinho é uma bebida viva

5 – Vinhos como o Rosé são vinhos bem fáceis de se degustar e devem consumidos bem jovens. O Rosé tende com o tempo a criar uma “borra” de C2O (enxofre) no fundo, fazendo com que pessoas mais sensíveis sintam dores de cabeça. Atente para as safras do mesmo.

6 – Vinhos caros não são sempre sinônimos de vinhos bons. Eu mesmo já provei vinhos de cinco mil reais que tinham gosto de esmalte de unha.

7 – Vinhos nacionais nem sempre são bem vistos, mas eu garanto que existam marcas que são excelentes! Sem falar no preço. Você pode muito bem encontrar um Malbec produzido no Sul do país com o preço bem abaixo de um argentino, e claro, com um sabor mil vezes melhor.

8 – O vinho deve ser degustado a temperatura ambiente? SIM! Mas o que nem sempre falam é que a base de temperatura são as da EUROPA, onde a temperatura ambiente é de geralmente 15Cº. Deguste por volta de 15 graus os vinhos tintos leves, 18 graus para tintos encorpados. Os vinhos brancos leves , serve-se na temperatura de 7 graus e os encorpados em 11 graus, assim não se perdem os aromas e principalmente o sabor.

9 – Uma coisa muito importante: Se o vinho apresentar cristais sólidos (lembrando de longe Mel) e borras no fundo (uma “massa” mais escura que o liquido), não quer dizer que está oxidado, mas sim que precisa ser decantado.

10 – Vinho e fumos combinam? Isso vai de cada um. Geralmente existem apreciadores que abominam a desgutação de fumo (charuto, cachimbo, cigarrilhas) durante uma bela taça de vinho. Mas isso não quer dizer que você precisa seguir isso a risca.

Lembre-se que o melhor vinho o mundo, é aquele que você está degustando no momento.



Nenhum comentário: