10 abril 2013

ChIcA dOiDa !

Finalmente encontrei uma receita
genuinamente goiana!!!

Xô contar:

Ouvi falar nesta Chica Doida, num curso de
docinhos que fiz...fiquei curiosíssima para saber
o que era, e tive váááááárias indicações.
Só que tem um detalhe: leva guariroba...
E eu não pus, porque ainda não me harmonizei com
esta coisa mais amarga que boldo...hehehehe

Vamos primeiro à história que achei no google:

Criada há mais de 50 anos em Quirinópolis (GO), a tradicional receita da “Chica Doida” 
é um dos principais pratos da culinária goiana. 
A criadora da iguaria gastronômica, Petronilha Ferreira Cabral, 
conta que tudo surgiu a partir de um improviso. 
“Nós tínhamos feito pamonha e empada. As palhas acabaram. 
Meu marido foi me ensinar. Ele falou para temperar bem 
a massa e colocar para assar. 

Foi assim que surgiu a Chica Doida”, conta a aposentada.
Depois da criação da receita, o município realiza todos 
os anos o Festival Gastronômico da Chica Doida. 
Durante o evento, são apresentadas inovações
 que acrescentam camarão, leite de coco, entre outros ingredientes. 
Porém, a tradicional a base de milho verde, linguiça, 
 jiló, queijo e pimenta é a mais pedida.

 Vamos à que eu fiz:

Comprei apenas meio quilo de massa de milho
( é o milho preparado para fazer a pamonha )
Aí fiz assim:
Piquei em rodelas finas, 100g de linguiça calabresa, que fritei
no mesmo oleo que ficou de 100g de bacon, 
que fritei em cubinhos bem miudinhos.
Escorri bem e juntei à massa de milho, que coloquei 
em uma tigela, e fui adicionando alguns ingredientes
da Chica Doida Original:
Moi pimenta do reino, adicionei 1 xicara
de milho verde, 200g de queijo minas em cubinhos,
 ajustei o sal e pus cheiro verde, que para mim
é cebolinha e salsa.

Deixe sempre o sal por último, principalmente
se tiver embutidos na receita, que já são bem salgados.

Feito isso, só despejei em um tabuleiro, cobri com
muçarela e levei ao forno pre aquecido a 180º
por meia hora, ou até que o queijo derreta bem.



O aroma do milho assando , ficou indescritível.
O prato fica lindo, tanto cru quanto assado...


Um prato que eu chamo sim, de D-E-L-I-C-I-A!


Eu servi só ele... não precisa mais nada, pois
na sua composição, já há o suficiente para uma 
boa alimentação.


Faça a sua Chica Doida e me conte depois!




2 comentários:

Unknown disse...

Adooooreeeeiii!!!
Deve ficar uma delícia!!!
Vou tentar fazer :)
Obrigada por mais uma delícia <3

Anônimo disse...

Deve ser uma delícia vou tentar fazer. só estou em dúvida quanto a massa de milho9