03 abril 2013

Tortillas de Batatas à Espanhola


Eu acho que sempre fui enjoada com comida
desde criança, mesmo sendo boa de garfo!

Como quase tudo!
Sim, quase tudo!
Isto significa que aquelas miscelânias de
ingredientes, jogados numa panela, não
me apetecem de jeito algum.

Além disto, comida tem que ter sabor,
e sabor para mim, é "festa na boca"!

É aquela primeira garfada que você dá
e imediatamente diz: HUUUUMMMMMMMMM
Ah... e tem que ter cara boa...
Aquele monte de coisa amontoado ou
esparramado em pratos, não fazem definitivamente meu gênero.

Viu? Eu avisei... eu disse que sou enjoada!

Mas chega de blá, blá blá e vamos a esta receitinha
bem basiquinha de Tortilha Espanhola!

Segundo o Wikipedia:

A tortilha espanhola ou simplesmente tortilha 
(em espanhol: tortilla de patatas)
 é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas.[1] 
É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita.
As batatas devem ser cozinhadas lentamente primeiro 
no óleo ou azeite de oliva, para que enxarquem e amoleçam, 
dando a consistência ideal para o prato.[2]

As minhas tiveram um acréscimo, quer conferir?



 Redimento maravilhoso, para 3 pessoas comerem bem.

3 ovos em temperatura ambiente
2 batatas médias
1 cebola pequena
1/2 xícara de pimentões vermelhos ou amarelos
( aqui usei o amarelo e amei, fica bem leve )
1/2 xícara de linguiça calabresa e/ou
2 fatias grandes de bacon
Azeite

Modo de Preparar:

Descasque e corte as batatas à espanhola.
( passe no mandolim - são aquelas chips )
Reserve, em água e sal, para que não escureçam.

Corte a cebola, o pimentão e a linguiça à Julienne e reserve.
Corte as tiras de bacon em 4 ( usei aquelas compradas ja fatiadas )
e frite, dourando e deixando bem crocante.
Escorra e reserve.
Não descarte o oleo que desprende do bacon.
Coloque um fio de azeite e frite as batatas, que você
escorrerá e secará previamente.
Deixe-as levemente douradas nas bordas.
Retire da frigideira, e deixe escorrendo em papel toalha.

Aproveite o azeite que ainda ficou, e frite a linguiça...quando começar
a dourar, adicione os pimentões, e deixe dar uma murchadinha.
Por fim as cebolas, que deverão murchar levemente, como o pimentão.
Junte aí a batata e o bacon, picadinho depois de frito.
Neste ponto, eu moí sal e pimenta do reino
sobre este recheio, e pus um pouco de orégano
esfregadinho, para abrir o sabor. 

Desligue o fogo e deixe amornar.

Bata os ovos, simplesmente para misturá-los.
Ligue o fogo novamente e agregue os ovos.
Ele vai envolver o recheio.

Deixe dourar bem, vire para dourar o outro lado e...tchã nã!!!!    

Agora é só cortar, por no prato, enfeitar e servir.
Abra um vinho e seja feliz!

      
 *ps: não ficou lindo???


Um comentário:

Anônimo disse...

Vou experimentar, bjs