26 agosto 2012

Lasanha à Domenico Venturelli



Eu como esta lasanha desde que me entendo
por gente, feita com todo esmero e carinho pela
Dona Therezinha Venturelli, minha mãe!

Dizia ela, que foi meu avô paterno, cujo
nome dei ao meu filho, quem a ensinou.
 
Vamos ao MODUS OPERANDIS
 

Nossa lasanha tem 3 recheios.

O primeiro é a base de carne moída, com cenoura.
Refogo cebola e alho no azeite onde vou colocar a carne
moída, mexendo até que fique ligeiramente cozida.
Adiciono cenoura crua em cubinhos miúdos,
e abaixo o fogo, para que ela cozinhe de forma
que seu sabor se misture à carne.
 Quando a cenoura estiver "al dente" pode desligar.
Adicione cebolinha verde e salsinha, picados miudinho.
Acerte o sal e reserve.

Observação:
fica um caldo que não devera ser descartado, pois
será utilizado sobre a última camada de massa.

O segundo , é o molho branco e por fim a mussarela


Preparei meu bechamel com toque de mama:
adicionei noz moscada ralada e uma caixinha de creme
de leite, além de cebolinhas finas bem picadas e orégano fresco
da minha pequena horta.

Outra coisa é o molho de tomate que costumo usar: o meu! 

Não gosto de molho industrializado.
Amo sentir o sabor fresco dos tomates crus.
Então so bato tomates maduros com um pedacinho
de cebola , azeite, sal e um dente de alho.
Uso desta forma!

Montagem:

 Num refratário, cubra o fundo com uma camada generosa
de molho de tomate e forre com sua massa predileta.

Coloque uma camada de carne, uma de molho branco,
uma de mussarela ( capriche ) e repita até terminar
com uma camada da massa.

Aquele caldinho que ficou da carne,  jogue
por cima da ultima camada de massa

Cubra com aluminio e leve ao forno.

Eu gosto de colocar e um refratário transparente,
para ver o molho borbulhar...para mim, neste ponto está pronto!

Bem...borbulhou? Abra um bom vinho e sirva!
Não esqueça de me contar o quanto você gostou!!!


 

Nenhum comentário: